Apesar dos aumentos, parte dos consumidores têm conseguido minimizar os impactos com o uso de energia solar.
Os reajustes e as revisões tarifarias já foram aprovadas pela ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica). No total sete distribuidoras de energia já aumentaram o valor da conta de luz para cerca de 54 milhões de brasileiros. Os estados que já estão com o aumento em vigor são: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E esses valores variam de 4,89% a 10%.
Em Mato Grosso as novas tarifas começaram a valer desde o último sábado, 08 de abril. A Revisão Tarifária Periódica da Energisa Mato Grosso, concessionária que atende cerca de 1,56 milhão de unidades consumidoras no Estado, é realizada sempre no mês de abril.
O reajuste médio foi de 8,81%, com impacto de 7,29% para a alta tensão e de 9,45% para a baixa tensão. Na classe residencial, o efeito é de 8,62%.
Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário e os encargos setoriais.
Apesar dos aumentos, parte dos consumidores têm conseguido minimizar os impactos com o uso de energia solar.
Por isso o nosso setor é tão importante e têm crescido cada vez mais. Com energia solar você economiza, sem abrir mão da qualidade de vida. Além de se proteger da inflação energética, o investimento trás retorno imediato e a longo prazo.