Os sistemas de energia solar são dimensionados exclusivamente a cada projeto de acordo com o consumo elétrico que precisa ser atendido e outras características relacionadas ao imóvel e local de instalação.
Fique tranquilo, nós da MeglioSole fazemos esse estudo e dimensionamento para lhe auxiliar a definir o tamanho e preço final do seu sistema fotovoltaico.
Se você deseja mais informações clique aqui e peça o seu orçamento. Nossa equipe está preparada para te ajudar a aproveitar o melhor Sol.
A instalação de um projeto fotovoltaico é feita por empresas especializadas em energia solar, que cuidam de todas as etapas técnicas e burocráticas do processo e entregam para você o sistema já funcionando.
Nós da MeglioSole lhe auxiliamos desde o dimensionamento, orçamento, projeto, execução, homologação e após tudo pronto, também auxiliamos no monitoramento do seu sistema.
O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestando para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 90% na conta de luz.
Não, de acordo com a Resolução 482 da Aneel, toda energia excedente que for injetada na rede elétrica será utilizada pela distribuidora e, ao final de cada mês, convertida em créditos para você. Esses créditos serão automaticamente aplicados para compensar a energia que você consumiu da rede naquele mês e, caso sobrem, continuam válidos por até 60 meses.
Dessa forma, é possível aproveitar os saldos de créditos gerados em épocas com mais horas de sol para compensar meses com menos radiação solar e menor produção do sistema.
A durabilidade de um sistema fotovoltaico está atrelada a qualidade e vida útil dos seus principais equipamentos.
As placas (módulos) solares de qualidade possuem garantia de fábrica que garantem seu funcionamento por pelo menos 25 anos, embora possam continuar gerando energia por várias décadas.
Já o inversor solar, que apresenta maior desgaste, pode durar entre 10 e 15 anos. Ao final desse prazo, basta realizar a troca do equipamento para continuar aproveitando o seu sistema.
Para obter a máxima eficiência e durabilidade do sistema, é necessário que ele receba as manutenções periódicas.
Após os primeiros 25 anos o gerador solar pode continuar funcionando, embora com uma eficiência menor da que ele possuía no começo. Isso acontece devido à degradação natural do painel fotovoltaico pela ação do sol. Em média, as placas perdem 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos, ou seja, após esse período o seu painel solar poderá estar com uma eficiência de 80%.
Não, como as manutenções dos sistemas fotovoltaicos são de baixa complexidade e pouco frequentes, elas não geram custos muitos elevados.
Em média, o gasto anual com a manutenção do gerador de energia solar fica em torno de 0,5% do seu valor de aquisição.
Em média, um sistema de energia solar instalado no Brasil se paga, hoje, entre 4 e 5 anos. No entanto, esse prazo irá variar para cada instalação de acordo com o porte do sistema, níveis locais de radiação solar, valor da tarifa da distribuidora da região e outros dados.
A boa notícia é que, com os constantes aumentos na conta de luz, os projetos estão ficando cada vez mais rentáveis, já que quanto mais caro for o preço da energia, maior é a economia obtida com o gerador.
Existem algumas opções para quem mora em apartamento e quer gerar energia solar. Uma delas é a instalação do sistema na cobertura, mas isso somente se você for o dono.
No entanto, a partir do sistema de créditos energéticos, é possível ingressar em outras modalidades de geração distribuída, como o autoconsumo remoto, a geração compartilhada (fazendas solares) ou na geração em condomínios com múltiplas unidades consumidoras.
É um processo burocrático e técnico para documentação, aprovação e conexão do sistema de energia solar à rede elétrica da distribuidora, a qual visa garantir a regularidade do projeto e consequente segurança da sua rede. Para assegurar que o seu sistema seja aprovado e homologado, procure por uma empresa especializada em energia solar e que cuide de todas as etapas do processo para você. E com a equipe da MeglioSole você pode ficar tranquilo porque cuidamos de tudo isso para você. Estamos mercado há 4 anos e já instalamos mais de 450 sistemas.
Como podemos te ajudar